Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Fábulas

            Em nossa Língua Portuguesa há diferentes tipos de textos, que chamamos de Gêneros textuais, e é muito importante que os alunos tenham esse conhecimento.
            Os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do nosso dia a dia. É impossivel se comunicar verbalmente sem utilizar algum gênero, assim como é impossivel se comunicar verbalmente sem utilizar nenhum texto. A língua nos dá a noção de atividade social, histórica e cognitiva, privilegiando a natureza funcional e interativa. É preciso que o aluno saiba ler todos os diferentes tipos de texto que encontramos em nosso meio social (jornal, revistas, placas de ruas, propaganda, imagens) para estar inserido nele, comunicando com as pessoas.
A fábula é um dos Gêneros Textuais que existe em nossa Língua Portuguesa, é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.  A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.
Através da fábula podemos passar aos alunos diversos valores e atitudes. Partindo deste pressuposto foi proposto este projeto para explorar este gênero textual através de atividades que façam os alunos pensarem sobre seus valores e suas atitudes não só no ambiente escolar, mas também na vida social de cada um.
Pensando na importância da Fábula, foram propostas várias atividades para os alunos dos 5º anos, entre elas, a releitura e a gravação dos alunos contando as histórias nas aulas de Informática Educacional.

Alunos do 5º ano I


Alunos do 5º ano J


Alunos do 5º ano U


Alunos do 5º ano V

Nenhum comentário:

Postar um comentário