Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Animais da Savana Africana: Alunos do 2º ano F

Leão


Como as aves, os mamíferos têm sangue quente. Isso significa que podem controlar a temperatura do corpo.
A maior parte dos mamíferos se alimenta de plantas, mas alguns, como os leões, comem carne. As fêmeas amamentam seus filhotes. Os humanos pertencem a esse grupo.
A pata do leão tem almofadas macias que absorvem impactos e desenvolvem impulso quando ele corre e salta. As garras são retráteis.

“O leão é o rei da selva,
E é muito respeitado,
Mas se chega o elefante
Ele cai fora assustado.”

Os leões têm dentes afiados e longas garras, mas a sua arma principal é o trabalho de equipe. Eles cercam as presas de modo que elas não possam escapar.
O leão conta com sua força e seus afiados dentes caninos para matar sua presa. Ele corta a carne em bocadas, usando os dentes molares, que são como tesouras, mas engole os pedaços sem mastigar porque a carne é fácil de digerir.

Giulie Annie Mira Ferreira

Hiena

As hienas não vivem rindo. Na verdade o que parece riso, não passa de um latido. Esses animais são uma das poucas espécies em que as fêmeas são maiores que os macho.
As hienas alimentam-se praticamente de tudo, desde insetos até ovos de avestruz. Também não é incomum alimentarem-se de suas próprias fezes em determinados períodos. Caçam animais de médio a grande porte, como gazelas, gnus, zebras, dentre outros. A covardia é um mito: em períodos de escassez de alimentos o bando não hesita em atacar animais de grande porte como girafas, rinocerontes e até búfalos – preferindo espécimes jovens, velhos ou doentes.

Maria Antônia
Tigre

É um mamífero da família dos felinos ou felídeos. É uma das quatro espécies dos “grandes gatos” que pertencem ao gênero Panthera, os tigres são predadores carnívoros.
Um macho adulto pesa em média 300kg. São caçadores noturnos e apesar de seu grande tamanho podem se aproximar de suas presas em completo silêncio, antes de se precipitar sobre elas a curta distância. Entre os carnívoros terrestres ele têm os maiores dentes que podem chegar a 16 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é uma das mais fortes entre todos os felinos. Ele é um grande nadador, eles usam isso para se refrescarem. Já aconteceu de tigres nadarem mais de 5 km. Além disso são ágeis e velozes, capazes de andar em terrenos rochosos e subir em árvores com troncos grossos, apesar de não subirem com freqüência, sendo relativamente raro, já que nunca tem motivos para subir. São caracterizados por suas listras, cada tigre possui um padrão, não existe dois tigres com o mesmo padrão, são como digitais.

Isabel
Girafa

É uma mistura de fêmea camelo com macho leopardo. Habitam as terras secas no sul do Saara. Elas comem as folhas das árvores até 6 metros de altura. Seu pescoço é pouco flexível. O pelo da girafa é amarelo ou rosado, com manchas de cor amarronzada.
O tempo de vida de uma girafa é de aproximadamente 15 a 20 anos.
É um animal gregário em bandos poucos numerosos, andando a passo travado parecido aos antílopes e avestruzes nas savanas africanas ao sul do Saara.

Fábio Henrique Filho

30 comentários:

  1. Nós gostamos muito do trabalho feito pelo 5º ano. É um dia muito especial. (Maria Eduarda e Daniel - 4º ano N)

    ResponderExcluir
  2. A consciência negra é muito interesante para nós. Queremos parabenizar o 2º ano pelo trabalho feito. (Ezequiel e Daiane - 4º ano N)

    ResponderExcluir
  3. Nós achamos muito interessante o trabalho feito pelos alunos. Esta data é muito importante. (Matheus, Lucca e Edson - 4º ano O)

    ResponderExcluir
  4. A consciência negra é importante para comemorar o dia dos negros que eram escravos.
    O texto dos animais nos mostrou a importância de não colocar os animais em extinção. Parabéns ao 2° ano!(Yasmin e Raquel - 4° ano O)

    ResponderExcluir
  5. Nós alunas achamos muito inportante essa data da consciência negra.O trabalho do 2ano é muito legal fala sobre os animais. Parabéns
    Maria Vitória e Milena Nunes 4ºano O.

    ResponderExcluir
  6. Nós gostamos muito dos trabalhos feitos porque fala muito da áfrica e sobre os animais que existem lá. Parabéns 2°ano foi muito legal seus trabalhos. (Bianca e Miriam - 5º ano T)

    ResponderExcluir
  7. nós gostamos do trabalho por que fala sobre os animais e a comida deles como:
    O leão, a hiena, a girafa e o tigre.

    A consciência é muito importante por causa do orgulho dos negros. (Leonardo, Efrain e João Pedro - 5º ano T)

    ResponderExcluir
  8. Nós achamos muito impotante essa data da consciência negra. Achamos muito legal o trabalho do 2º ano e do 5º ano.Parabéns! (Tathiane e Rebeca - 5º ano T)

    ResponderExcluir
  9. Noós achamos o trabalho deles muito inteligente porque eles explicaram que todos os animais tem sangue quente isso siguinifica que pode controlar a temperatura do corpo do animal. (Felipe e Karen - 5º ano T)

    ResponderExcluir
  10. O dia da consciência negra é muito importante para lembrar a importância dos negros na nossa cultura brasileira.
    Nós gostamos muito do tigre que tem muitos aspecto da Africa. (Brenda, Luana e Isabela - 5º ano T)

    ResponderExcluir
  11. O trabalho do segundo ano é muito bonito e muito bem feito e nós gostamo muito. (Caio e Felipe - 5º ano U)

    ResponderExcluir
  12. O trabalho muito bom vocês crianças parabéns muito legal.Nós aprender precisa importante respeitar negro idéia. (Luiz Henrique e Rick - D.A.)

    ResponderExcluir
  13. Nós achamos o trabalho muito legal gostamos trabalho as crianças ficou muito feliz. (Maria Fernanda e Fabiola - D.A.)

    ResponderExcluir
  14. Nós pensar importante animais África, corpos diferentes, animais muito legais.Respeito pessoas negras. (Fabiana e Daniel - D.A.)

    ResponderExcluir
  15. Nós aprendemos ver trabalho vocês animais adoramos muito.O negro ajuda,cuidar animais aprendemos.Animais importantes. O trabalho do segundo ano é muito bonito e muito bem feito e nós gostamos muito. (Gabriel e Paloma D.A.)

    ResponderExcluir
  16. Nós gostamos muito de fazer esse trabalho porque é importante relembrar todos esses animais africanos. (Vitor Fernandes e Vitor Manuel - 5° ano V)

    ResponderExcluir
  17. Nòs achamos que o leão è muito enteressante, foi um trabalho importante para a consciência nergra e nós achamos muito legal. (Guilherme e Pedro - 5º ano V)

    ResponderExcluir
  18. A consciência negra é muito interesante porque os negros influenciaram a nossa cultura. Queremos parabenizar o 2º ano pelo trabalho feito.E achamos que o 2°ano foi muito inteligente no que escreveram. (Maria Eduarda e Ana Beatriz - 5º ano N)

    ResponderExcluir
  19. Gostamos muito de animais, muito legal a consciência negra e achamos a data muito importante para nós porque os negros chegaram no Brasil e influênciaram nossa cultura. Fizeram muitas coisas por aqui e queremos agradece-los pór isso. (Eduardo e Daiane - 5º ano N)

    ResponderExcluir
  20. Nós achamos que o trabalho sobre os animais da África é muito interessante para a consciência negra. (Rafael e Francesco - 5º ano N)

    ResponderExcluir
  21. Nós gostamos do trabalho 2 ºano F que fizeram sobre a consciência negra. (Renan e Luis Henrique - 5º ano N)

    ResponderExcluir
  22. NÓS GOSTAMOS DA CULTURA AFRICANA PORQUE ELES REPRESENTAM, AS DANÇAS AS CULINÁRIA PRINCIPAIS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS COMO OS ANIMAIS DA ÁFRICA DO SUL. (MURILO E BRUNO - 5º ANO N)

    ResponderExcluir
  23. Nós gostamamos muito do dia da cosciência negra e também dos animais da África. (André e Vitor - 5° ano N)

    ResponderExcluir
  24. ESSE DIA É ESPECIAL POR QUE FORAM OS NEGROS QUE TROUXERAM A CULINÁRIA E AS DANÇAS. (DANIELE E MISLENE - 5º ANO X)

    ResponderExcluir
  25. Nós achamos o trabalho do 2º ano muito legal, importante e interessante é muito importante apreder sobre os animais da selva. (Thalita e Sara - 5º ano X)

    ResponderExcluir
  26. O segundo ano fez um trabalho muito bem feito...
    O dia da consciência negra é muito importante porque os negros faziam e fazem parte da nossa cultura. (Murilo e Júlia - 5º ano X)

    ResponderExcluir
  27. O segundo Ano fez um trabalho muito bom.
    A importância da Conciencia Negra é muito boa para os negros e por isso colocaram esta data no nosso calendário. (Matheus, Vinícius e Mateus - 5º ano X)

    ResponderExcluir
  28. O trabalho do segundo ano é muito importante para que as pessoas possam ver e conhecer os animais da África. (Danilo e Isaac - 5º ano X)

    ResponderExcluir
  29. O trbalho do segundo ano é muito interessante poque fala dos animais da África,o quanto eles são importante para nós. (Yago e Brian - 5º ano X)

    ResponderExcluir
  30. O trabalho ficou muito legal porque os animais são muito importantes para a nossa vida.(Vanessa 5ºt)

    ResponderExcluir